coração

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Tema da pregação: EM BUSCA DO QUE É ESSENCIAL!


2a. Noite do Projeto Jonas – 16/11/17

Tema da pregação: EM BUSCA DO QUE É ESSENCIAL!

Permita com Jonas essa noite entrar no ventre do peixe grande, permita como Jonas ser jogado no mar do inconsciente, buscar a essência da tua existência, permita com Jonas se abrir para cura interior, para medicina espiritual, porque nós temos um privilégio de estar na presença do médico dos médicos, do terapeuta dos terapeutas, na presença de Deus em forma de PÃO CONSAGRADO, EUCARÍSTICO! Nós temos o privilegio maior que Jonas, porque nós estamos na presença de Jesus Eucarístico, podemos comungá-lo a cada eucaristia, a Eucaristia é Jesus, que é o médico e o remédio, por isso chamamos a cura interior de medicina da alma. Pedimos ao Senhor que nos ajude a resgatar a essência do nosso coração. 
Jonas 1, 15- Jonas foi lançado na esfera do mistério, mar nos traz a conotação do desconhecido, da essência da existência humana. Jonas precisa aprender a se reconectar com sua essência, é isso que nós precisamos. Aristóteles nos ensinava que o ser humano é permeado com a essência e também com seus acidentes. O Homem moderno vive geralmente os acidentes, na superfície da existência e nos perdemos na nossa essência. Quando olhamos para o ser humano, vemos a essência, os acidentes, por exemplo, são: um é branco, outro é negro, outro ruivo. Nós muitas vezes nos perdemos nos acidentes e julgamos as pessoas pelos acidentes e não por sua essência. O texto diz que é um peixe grande, não diz que é uma baleia, alguns teólogos dizem ser uma baleia, outros colocam um monstro marinho no lugar da baleia, outros como leviatã. Entenda como você quiser. Esse grande peixe personifica o lado sombrio e perigoso da gente mergulhar em nós mesmos. Tem gente que tem medo de reencontrar o passado, tem gente que tem medo de dialogar com esses inimigos da alma que moram dentro de nós. Seria natural que Jonas morresse nesse mar, Deus mandou um peixe bem grande. Com lógica e raciocínio se ele tivesse caído direto no mar ele teria morrido, se não fosse o peixe grande tê-lo engolido. Javé está enviado essa peixe grande para devorar o profeta Jonas, entendemos que a morte é necessária para nascer um ano novo, se você não morrer a cada dia você não dá conta de sobreviver nessa terra. Quando a gente faz aniversario não fazemos a celebração da vida, mas também o antagônico dela, você celebra a vida e a morte ao mesmo tempo, um ano a mais que você faz é um ano mais próximo da morte, cada aniversario que fazemos é um ano a menos portanto. A partir do momento que você nasce você já está diante da morte. Existe a micro morte e a macro morte. Todos os dias morremos um pouquinho, essa é a micro morte, necessária para nos renovar dia a dia. A macro-morte nos leva para o fim biológico. Nós como cristãos cremos que a macro morte nos leva para a eternidade. Hoje não quero falar dessa morte que vai nos sepultar, quero falar dessa morte que temos nos dia a dia, essa morte dinâmica, transformadora. Você já morreu na fase da infância, sua infância não existe mais, a fase intra-uterina já morreu para você, quando você passa para a fase adulta morreu a adolescência para você. Você está envelhecendo vivendo a micro-morte. Ninguém garante que você sai para trabalhar e volte para casa. Todo abraço que você dá em alguém pode ser o ultimo. É necessário que vivamos as pequenas mortes antes que a morte final se estabeleça. Você saiu do útero de uma mulher feminina, de uma cavidade, quando você morrer você vai ser sepultado em uma terra, perceba que você entra na humanidade através do útero de uma mulher e a terra na linguagem indígena também é feminino. O útero cavidade te faz nascer, quando morrermos somos devolvidos ao útero da mãe-terra e a mãe-terra nos devolve para o útero de Deus, por isso a morte é renascimento! O profeta Jonas foi engolido pela baleia, que é feminina, o profeta precisou passar pela morte para poder se transformar, quem não morre não se transforma, não vive! Os que mais têm medo da morte são os que mais têm medo de viver !!!Morte e vida são irmãs gêmeas estão juntas o tempo todo! Viver é morrer e morrer é viver! A morte vai chegar mais cedo ou mais tarde. Jonas precisa viver a experiência de matar a sua imaturidade, por exemplo, tem gente que aos quarenta anos se comporta como uma criança de dez anos. Tem que matar tudo aquilo que dentro de nós nos impede de ser nós mesmos porque perdemos a essencialidade da vida. Criança não busca essência, busca acidentes. Se você pegar uma caixa de fósforo feia com cem reais e pegar um chiclete, a criança vai escolher o acidente, vai escolher o chiclete. Nós sofremos pelas coisas externas e esquecemos de retornar à nossa essencialidade. Só é possível a renovação se a morte estiver presente, por isso o próprio Javé envia a baleia para engolir Jonas. Se Jonas não morrer não vai se transformar. Quando olhamos para o Santíssimo lembramos que Jesus experimentou a morte e a vida, assim como eu e você! A morte que estamos falando de Jonas não é a morte eterna, é um processo, ela leva um tempo, aqui três dias e três noites. Por um tempo Jonas desaparece mas depois ele ressurge. Jesus ficou no sepulcro também três dias. O sepulcro não escondeu por mais de três dias a transformação de Jesus e a baleia depois de três dias vomitou o profeta Jonas. De vez em quando fique em silencio também, procure um tratamento, procure a confissão, procure o diretor espiritual. O recurso da parábola nos ensina isso. Se você não matar quem está te matando você nunca vai sair da depressão, você nunca vai ser feliz, nunca vai conseguir respirar em paz. Tem momentos que preciso ficar a sós e desaparecer em Jesus Cristo para que eu reapareça Nele com novo vigor e nova força. Diga comigo: Senhor Jesus ajuda-me no meu processo de morte e ressurreição já! Jonas e Jesus depois de três dias voltaram e voltaram transformados, Jesus no sepulcro e Jonas depois de cuspido pelo peixe grande. A saída que você procura nos outros já está em você! Esses três dias que Jonas fica na barriga dessa baleia é o que entendemos das nossas angustias. Quanto tempo faz que você está preso a alguém? Essa é sua baleia hoje... Há quantos anos você está preso à coisas? Enquanto você não deixar partir o que não te pertence mais você nunca vai sair da barriga da sua baleia! Deixe partir o que não te pertence mais! Tem pessoas que já saíram da sua vida, você continua insistindo que é uma ilusão, tem pessoas que já foram sepultadas e você continua sepultada com ela, despeça-se, não invente argumentações mentirosas, sua vida está parada no tempo. A cura interior é o processo de me por em movimento porque sou hebreu, sou ser de passagem, não sou ser estagnado, estou passando! Tem gente preso ao afeto que o pai não deu, a um relacionamento que não deu certo, já foi!! Até quando você vai viver assim? Três dias e três noites é o tempo dos conflitos, das guerras internas, dos bastidores da alma, é o auto-conhecimento que em busco em Jesus Cristo a cura interior. Santa Terezinha dizia que contemplando a Cristo vamos nos tornando Cristo. Jonas está vivendo o maior conflito da sua vida e talvez você esteja assim agora, você está aqui preso, você está aqui se sentindo dentro de um grande peixe, dentro de um sepulcro. Você tenta sorrir para todo mundo, brincar com todo mundo, mas quando está a sós com você, a sua baleia tira sua paz! Você tem tudo para ser feliz, família, casa, trabalho, igreja, você é uma pessoa de bom caráter, por que está assim? Porque você carrega os venenos do passado dentro de si, está preso na baleia uma vida inteira. Por fora estamos bonitinho mas dentro de nós está fedendo, é de cura interior que você precisa! Nosso Deus é infinitamente maior que qualquer terapeuta! A relação agora é: o doente (nós) e o médico (Jesus), o problema (nós) e a solução (Jesus)! Na angustia Jonas percebeu que ainda estava vivo! Jonas se sente só, abandonado, angustiado. Ele havia fugido da presença de Javé, todas as vezes que fujo da presença de Deus estou tentando fugir dos meus problemas, mas onde você vai os seus problemas te acompanham. Agora ele não vê saída sem a ajuda de Deus. Tem momentos que passar por angustia é bom para entendermos que sem Deus nunca seremos felizes! Jonas foi sendo tomado pela angustia e um certo momento resolveu procurar a Deus e a si mesmo. Quando você vai para o sacerdote honesto e o sacerdote compromissado com tua felicidade ele vai dizer: eu oro por você, te coloco aos pés do Santíssimo mas procure ajuda médica! Quando Jonas redescobre Deus automaticamente ele vai redescobrir-se. Tem muita gente que vai só clamar a Deus quando tiver em situação de abismo, de angustia, como estava Jonas. Muita gente foi buscar a Deus em momento de desespero. Muita gente poderia ter evitado muitos problemas de saúde se cuidasse do corpo, malhasse, mas não se cuida e às vezes é tarde! Nunca é tarde para se reencontrar com o amor de Deus! Esse é momento de buscar a Deus se você está em depressão ou angustiado! Somos seres em progresso, Javé é imutável! Use a sua depressão para mudar a sua maneira de ver o mundo, para descartar o que dentro de você não ajuda em nada, use a sua angustia para ver o que é essencial e não acidental. Se uma pessoa te deixou, transforme toda essa angustia em transformação, permita-se ser sugado pela baleia, mas na sua cavidade te ressuscite um ser humano melhor! Qual a angustia que você enfrenta hoje? Transforme-a em possibilidades de mudanças! Esse é o momento de começar a perceber o que você precisa tirar de bagagem desnecessária da sua vida, só você pode fazer isso na presença de Jesus. Peça para Jesus te dar sabedoria para que você tire todo peso desnecessário da bagagem da sua alma! Talvez nem quem conviva com você saiba o que você sente, nada é por acaso. A depressão nunca é por acaso. É no profundo da dor que Jonas vai pela primeira vez deixar o inútil, o superficial e vai mirar no essencial. Quer ser feliz? Aproveita todas as suas dores e comece a viver a essência da vida senão não terá jeito! No abismo, na cova, na barriga do grande peixe Jonas conseguiu entender a essência da vida, reorientou o coração dele para Deus! Você tem um coração que dentro dele clama para que você se oriente para as coisas essenciais da vida e a coisa mais essencial dessa vida é primeiramente Deus depois você! Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo! O melhor lugar que você pode colocar teu coração é no coração de Deus! O amor de Deus não vem revestido de falsidades, de hipocrisia, de mentiras, de enganações....Deus te ama sem reservas, sem porquês, sem mas....Deus te ama porque simplesmente Deus é amor! O dia que você encontrar a essência do amor de Deus em você, nunca mais sofrerá por amores idiotas e por gente que só te faz mal! A coisa mais triste do mundo é encontrar gente se humilhando por pocinhas de amor. O dia que você encontrar esse amor de Deus você vai entender que sempre foi amado de maneira única e singular! Esse é o motivo de colocar sorriso nos lábios e trilhar o caminho da felicidade, enquanto você achar que é o amor do outro que vai te fazer feliz, você nunca vai sair da barriga da baleia! Estou falando é de Jesus de Nazaré, o amor dele não é precário, não é limitado! Cure os amores não correspondidos no coração de Jesus! Não estou falando só de amores de namorados, maridos não, estou falando de pai e mãe também. Ex-pai e ex-mãe não existe e talvez por isso você está preso nessa baleia uma vida toda. O meu coração grita por Deus, suplica por Deus.
Versículo 8 - não basta ter asas é preciso saber voar, não basta ter coração, é preciso colocá-lo no coração de Deus! Jonas relembrou no interior do peixe que ele era pomba e pomba com belas asas, se recordou que nasceu para ser livre! Não nascemos para ficar aprisionados a ninguém, principalmente em gente que nos acorrenta, nos apare as asas. Você precisa bater as asas e voar senão morrerás antes do tempo, a pior morte é a que está dentro de nós. Jonas vai entrar em contato com o essencial, vai fazer a experiência que nada e nem ninguém vai poder roubar dele: a experiência do DEUS INFINITO! O coração tão precário como o nosso, tão estranho e vulnerável como o nosso, o DEUS INFINITO CABE EXATAMENTE LÁ DENTRO! Se o amor de Jesus não te curar, ninguém mais te cura!!! Agora para isso eu preciso sair dos acidentes e retomar a essência, reorientar o meu coração com uma bussola para Deus. Não adianta ter bussola se não sei interpretá-la, não adianta ter asas se não sei voar! Você pode perder tudo nessa vida mas não pode perder o INFINITO QUE CABE NO SEU FINITO! As coisas de Deus não são para serem entendidas, são para serem vividas, deixar que o kairós conduza o chronós, que a potencia invada a impotência , que o verdadeiro amor redescubra em mim o amor próprio. Versículo 11 – Jonas não morreu, mas voltou transformado, voltou com vida, voltou revigorado! A palavra salvação tem a mesma raiz de saúde. Quando eu descubro o amor de Deus eu me torno uma pessoa saudável, eu me torno uma pessoa feliz! Eu me torno uma pessoa realizada, na presença de Jesus a vida acontece de novo!! 

_ Padre Fernando Henrique Guirado.

Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos

      Testemunho de Aline Trevizan 
Hoje Deus me abraçou. E eu nunca havia sentido um abraço assim. Deus me abraçou porque eu permiti. Eu não havia dado a Ele permissão para me abraçar em 28 anos de vida. Eu já havia passado por várias experiências com Deus, já frequentei várias igrejas, já conheci Deus de várias formas. Mas não dessa.
Hoje, ajoelhada aos pés Dele, eu pedi: Senhor, me abraça. E ele me abraçou.
Um abraço que eu desejava e não sabia.
Um abraço que eu esperei por tantos anos e nunca encontrei. Um abraço que procurei em amores vazios, no meu pai que não se fez presente na minha vida, nos meus amigos, na minha família. Nunca, nunca encontrei... E me sentia vazia. Mesmo cercada de gente, era vazia. Hoje Ele me encheu. Hoje Ele me abraçou e disse no meu ouvido que a presença Dele ao meu lado é tudo que eu preciso pra viver. SÓ ELE BASTA. E eu enxerguei isso, depois de tanto ouvir falar que Deus é amor, que Deus cura, que Deus me quer bem. Eu fui São Tomé. Eu tive que ver para crer. E não foi pelo amor, foi pela dor. Fui Jonas, tive que ser engolida. Foi através de crises e mais crises de depressão que Ele me pegou pelo braço através da minha mãe e disse "vem filha, é tua hora". Mesmo indo ao encontro Dele, me sentindo feliz as vezes a fé ainda era pouca.. A experiência ainda não havia acontecido. E hoje aconteceu.
Hoje eu e Ele, num momento íntimo e só nosso, no segundo dia do Projeto Jonas, conversamos. Como pai e filha. Como amigos. Como pecador e salvador. E eu olhei pra ele, pedi pra que ele me abraçasse e Ele me abraçou. O que eu senti? Ah, não dá, realmente, não dá pra explicar. Eu só sabia chorar e agradecer pois aquele colo é o colo que eu precisei a vida inteira. O colo de Deus é onde mora a verdadeira paz. Eu não sei se algum de vocês já tiveram experiência parecida, mas hoje, sem vergonha ou medo eu peço, imploro: PEÇA O ABRAÇO DE JESUS. O dia que você conseguir sentir verdadeiramente o amor Dele na sua vida, a experiência que é ter ele te segurando no colo, você não vai precisar de mais nada para viver. Absolutamente NADA. Porque Ele é, Ele é tudo.
Hoje, dia 16 de Novembro de 2017, Deus me abraçou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário