coração

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Reflexões de um padre.


 Reflexões de um padre

"Já é noite. Já é muito tarde para ainda estar acordado. É tarde e o sono não tarda em chegar... Ele insiste em não vir, parece que nem eu quero adormecer. É um dia que acabou e eu sou como que "obrigado" a dormir para que nasça um novo dia. "É preciso morrer para nascer". Quando não dormimos, parece que perdemos a noção do tempo, das horas, das coisas; só o espaço é real e verdadeiro. Assim como o meu agora. O que faz um padre acordado em tão altas horas? Vendo as horas passar ou passando com as horas? Será que nós nos damos conta de quantos padres, assim como eu agora, perdem o sono e olham para um lado e para outro e nada encontram senão paredes frias, quartos vazios e silêncio; ao olhar pela janela do 6º andar, percebe-se muitos transeuntes que a todo custo querem "aproveitar" as horas.
Para eles parece que a noite está só iniciando; eles vão em busca de algo que lhes amenize o cansaço do dia, o calor da vida tão agitada... É tarde mas as ruas estão cheias de jovens e adultos que buscam diversão. É a vida que segue seu curso.
Enquanto o meu sono não vem; enquanto vejo tantos que buscam..., vem-me a memoria das noite quentes da minha terra, os dias felizes de quando eu "ainda" era criança e tudo podia fazer: lembro-me dos meus pais, pobres e felizes. Lembro-me dos meus irmãos, onde juntos brincávamos de esconde-esconde com os vizinhos até altas horas. Nestes dias ainda não existia televisão na minha casa e a telenovela não tinha espaço entre nós. Nossa única diversão era mesmo correr pelas ruas, pular corda, brincar de queimada, jogar chimbra, pega-pega... e a felicidade acontecia. Confesso que sinto saudades da vida, da minha vida e, nessa saudade misturada com melancolia, o silêncio de casa parece ensurdecedor e o barulho da rua convidativo.
Convida-me a buscar o que "parece" ter ficado para trás; eu insisto em ficar aqui, esperando que Deus me fale no Silêncio. Onde estás? Será que Deus quer brincar de esconde-esconde comigo? Este silêncio é o seu convite a que eu vá a sua procura? E se amanhecer e eu não o encontrar? A brincadeira só pode acontecer à noite. Eu sei que Ele está aí... Ele me vê, mas eu não!
Embora sem entender muitas coisas, como os transeuntes que buscam diversão, vou continuar aqui, continuar à procura de Deus; assim serei sempre criança e viverei não na angustia e desespero da busca, mas na certeza que Ele está aí...
Esperando por mim!
Desculpa Deus, se ainda continuo a buscar-Te... é que não quero "brincar" sozinho, é tão triste assim!
Boa noite meu Deus. Se eu errar, dai-me somente a graça de mais um dia, para que tente acertar."

Até já
Sempre Teu,
Pe Daniel

Um comentário:

  1. Sim Padre Daniel eu sei que todos os dias temos de tentar todos os dias são um recomeço, sei também que Jesus está sempre com cada um de nós e que escolheu os nossos caminhos nesta vida mas a vida está sempre em movimento e nem sempre seguimos o caminho certo. Obrigada.

    ResponderExcluir